Friday, June 22, 2012

Lições de José para a vida adulta

Texto-base: Gênesis 39.1-23
Introdução
Crescer não é fácil. E crescer e ser alguém bem-sucedido é ainda mais difícil.
Se todos pudéssemos ter acesso a uma poção mágica que nos transformasse de um dia para o outro em um ser espetacular, este elixir seria o mais valioso do mundo. Entretanto, vemos que na prática não é assim, e a vida sempre continuará cheia de incertezas.
Mas não precisamos desanimar, pois temos a Bíblia, que nos oferece conselhos e direção de vida que nos ajudará a chegar ao melhor destino. Neste breve estudo, aprenderemos com o jovem José, que teve seus sonhos de juventude ameaçados, mas que sua confiança em Deus e vida íntegra fizeram dele um grande personagem da história.

Um pano de fundo
Há uma teoria que diz que uma pequena porção da humanidade influencia os homens para o bem, outra pequena porção para o mal, e a grande maioria somente segue a direção copiando o comportamento. É o chamado efeito-manada.
José foi um jovem que teve uma dezena de irmãos. Entretanto, ele destoava de seus irmãos por ser um sonhador e visionário. Por isso, ele foi uma vítima do efeito-manada ao ser vendido por seus irmãos por motivo de ciúme e inveja. Assim, de forma solitária ele inicia seu treinamento intensivo para a vida adulta.

O legado de amadurecimento de José
Vemos através da vida do jovem José três importantes pontos fundamentais para o sucesso da vida adulta:
  • Visão: assim como José foi conhecido como visionário e sonhador, todo o jovem precisa se esforçar e buscar ter uma visão sobre o que espera de sua vida e qual o seu propósito. Esta é uma das perguntas mais difíceis, porém cruciais da vida. Tendo uma ideia de seu propósito na vida lhe ajudará a concentrar seus esforços naquilo que é importante. Busque conhecer quais são suas aptidões, pontos fortes, fracos e seus interesses. Eles lhes dirão muito sobre você.
  • Energia: tendo uma visão, empreenda esforço, suor e dedicação para tornar realidade a visão. Thomas Alva Edison, o inventor da lâmpada elétrica e de mais outra centena de inventos, já dizia que o segredo do sucesso é “1% inspiração, e 99% transpiração”. José foi o servo dedicado de Potifar, do carcereiro e de faraó.
  • Disciplina: disciplina tem a ver com fazer algo de forma constante, com o mesmo grau de dedicação, independentemente das condições externas. Consiste em não desistir, e manter-se firme até o alcance do objetivo. José foi um jovem que fazia as coisas com constância e excelência, mesmo estando num palácio ou num cárcere. Assim, ele pôde assumir diversas posições em todos os lugares que passou.
Nós podemos considerar que José foi uma águia. É possível fazermos uma comparação entre uma águia e uma galinha:
A riqueza de alguém começa na mente. Pior que a pobreza material é a pobreza espiritual. A Bíblia nos diz que “Há alguns que se fazem de ricos, e não têm coisa nenhuma, e outros que se fazem de pobres e têm muitas riquezas.” Pv. 13.7. Generosidade e gratidão são traços principais de alguém com a alma próspera.

Como José nos ensina a sermos futuros profissionais bem-sucedidos
Os que buscam na Bíblia um padrão para a vida podem utilizar história de José como um excelente modelo a ser seguido na vida adulta. Vemos nele importantes fundamentos que fizeram dele o líder que foi:
José sabia de sua identidade: José sabia que sua fé em Deus era o maior bem que possuía. Assim, ele a cultivava mesmo estando numa terra estrangeira. Ele poderia pensar várias coisas, entre elas de que ninguém o conhecia ali, ou de que Deus o havia abandonado. Mas pelo contrário, durante todo o tempo cultivou sua fé em Deus, e não negociou seus princípios.
José preferiu a honra ao invés da posição: há muitos que trocam a honra por uma posição. José não cedeu aos seus princípios, mesmo quando provado por diversas vezes, e Deus o honrou por isto.
Ele sabia onde queria chegar: há muitos jovens com uma visão míope da vida. É importante ter um foco, e batalhar por ele. Muitas distrações aparecem pelo caminho, e para aquele que quer vencer precisa saber a hora em que deve livrar-se delas. O profissional de valor dos dias atuais é aquele que nunca pára de se atualizar, está aberto a mudanças e sempre estudando.
Ele sabia abrir mão de algo quando necessário: há pessoas que nunca querem abrir mão de nada. Mas José soube praticar o desapego no Egito, libertando-se de seu passado para viver uma nova vida. Ele soube cumprir os ciclos e virar as páginas. Jesus também nos adverte sobre as lições das perdas quando diz em Lucas 17.33 que “Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á”.
Ele tinha um coração de servo: Ele sabia que tinha um potencial enorme, mas que somente seria desenvolvido se tivesse a disposição de servir. Há várias pessoas que ao entrarem num novo emprego, querem saber primeiro quais são seus direitos, ao invés de buscar saber qual a melhor forma de serem úteis. Esta é uma típica visão da galinha. John Kennedy disse certa vez: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas sim, pergunte o que você pode fazer por seu país.

Luciano Oliveira
Comunidade da Esperança Curitiba 

No comments:

Post a Comment